Aviso: Este artigo foi escrito puramente por motivos educacionais para que se possa manter mais informado e equipado para fazer as suas próprias decisões num mercado de constante mudança.

Não deve ser levado como aconselhamento financeiro, deve sempre fazer a sua própria pesquisa, o investimento é uma decisão individual sua e todos os investimentos representam riscos, não invista mais do que aquilo exceda a sua tolerância de risco.

Passos iniciais

É totalmente novo no mundo das criptomoedas? Então leia o nosso guia para iniciantes para saber como funcionam as diferentes tecnologias, e as diferenças entre as várias diferentes criptomoedas como o Bitcoin, Ethereum, etc...

Guia para Iniciantes das Criptomoedas
Aprenda os básicos sobre o mundo das criptomoedas e o potencial que esta tecnologia tem para transformar o mundo.

Erros Comuns

Estes são alguns dos erros comums que os investidores iniciantes por norma cometem no mundo das criptomoedas, se não é um investidor iniciante, passe para a próxima secção "Como Analisar uma Criptomoeda".

Comprar uma moeda apenas porque é barata

Um dos erros mais frequentes entre principiantes neste mundo é olhar ao preço da criptomoeda e comprar apenas porque é "barata".

Na verdade isto é totalmente relativo. Uma moeda como o Bitcoin pode ser "barata" a $20,000 e outra moeda totalmente desconhecida pode ser caríssima a $1.

Quando se faz este cálculo deve se ter em atenção à capitalização total de mercado da moeda (Market Cap), isto é, quanto valem todas as moedas existentes em circulação (Circulation Supply) no mercado.  Isto é dado multiplicando o numero de moedas em circulação pelo preço actual.

Capitalização Total de Mercado = Preço Atual x Moedas em Circulação

Exemplo:

  • O Bitcoin (BTC) hoje vale $55,021 e há 18,649,518 BTC em circulação:
  • Logo capitalização total de mercado do Bitcoin é $1,026,124,726,208 (1 Trilião de Dólares)

  • O Ripple (XRP) hoje vale $0.4853 e há 45,404,028,640 XRP em circulação:
  • Logo capitalização total de mercado da Ripple é $22,029,966,345 (22 Biliões de Dólares)

Se a Ripple (XRP) valesse $100 por exemplo, teria um Market Cap de 4,500,404,028,640 (quase 5 Triliões de dólares), ou seja se a Ripple valesse $100, na realidade o seu Market Cap iria ser 5 vezes superior ao do Bitcoin, o que dá para perceber que não será muito realista.

A conclusão aqui deve ser, o preço não importa, e na verdade uma criptomoeda a $10 ou $20 pode ser muito mais cara que uma moeda a $10,000

Comprar uma moeda porque "vai ser a próxima Bitcoin"

Quem não gostaria de fazer um dos melhores investimentos do século como quem apostou no Bitcoin logo de inicio?

A verdade é que provavelmente, qualquer moeda ou pessoa que lhe prometer isso, está a mentir, o Bitcoin hoje em dia já está estabelecido como o ativo de referência no mundo das criptomoedas, o que não quer dizer que nunca será ultrapassado, mas não vale a pena alimentar falsas esperanças de conseguir encontrar "o novo Bitcoin".

Fazer "trading" sem conhecimentos de como os mercados financeiros funcionam

Se procura fazer um investimento simples e seguro, procure as criptomoedas mais estabelecidas, como Bitcoin ou Ethereum, compre, e guarde as em segurança numa Carteira Fria a longo prazo.

Como alternativa a trading, e se também não dispõe de muito tempo para estudar os mercados, uma boa estratégia de investimento que exige pouco esforço é DCA (Dollar Cost Averaging), em que compra automaticamente um ativo de X em X período de tempo, por exemplo todos os meses, independente do preço deste.

Não cometa o erro de trocar diariamente ou constantemente. Principalmente se não tem o mínimo conhecimento de como funcionam os mercados financeiros

Se ainda assim desejar fazer trading, deve conhecer o básico dos tipos de ordem de compra e venda em mercados financeiros, que vai usar para comprar criptomoedas. Pode saber mais sobre os tipos de ordens, aqui ou aqui!

Um dos mercados de compra e troca de criptomoedas mais conhecidos é a Binance, pode ver o nosso Guia de como comprar criptomoedas na Binance aqui!

Guia - Como comprar criptomoedas na Binance
Quer saber como pode comprar Bitcoin ou Ethereum na Binance, o maior exchange de criptomoedas do mundo? Veja mais!

Como analisar uma Criptomoeda?

Quer saber como analisar uma criptomoeda e saber se é um investimento acertado, então estas são algumas das coisas por onde pode começar a sua pesquisa:

  • Tendência do mercado e valor/capitalização da moeda
  • Tokenomics (economia) da moeda
  • Narrativa do mercado
  • Utilidade
  • Competição
  • Equipa
  • Estado de desenvolvimento e Roadmap

Tendência do mercado e valor/capitalização da moeda

Como falámos anteriormente, nem sempre uma moeda com valor baixo é barata, e também nem sempre o mesmo valor é "barato", hoje e daqui a 1 ano. Deve ter uma visão ampla do estado do mercado e tendência actual antes de investir. Será que o mercado está em queda? Está a inverter a tendência? Está em crescimento?

Também é importante olhar para o valor ou capitalização total (market cap) da moeda, e ver o seu historial recente. Será que esta capitalização ou valor é justificado? Haverá margem para o Market Cap aumentar e chegar ao lucro pretendido? Será que está em fase de acumulação ou a bater máximos históricos? Quando foi o ultimo máximo histórico?

Identificar os Topos e Mínimos de uma tendência não é necessariamente fácil, no entanto, se  por exemplo uma moeda já valorizou 5x nos últimos 2 meses, o risco de pagar o preço actual por ela será maior, obviamente. E o retorno expectável será menor.

Os mercados tendem a funcionar por ciclos, por isso é essencial estar a par disso ou ter uma ideia em que ponto do ciclo estamos.

Ciclos de Mercados de Criptomoedas até 2019

Comprar Bitcoin a $50,000 continua a ser um bom investimento, mas se puder comprar a $30,000, não seria melhor? Obviamente isto não é fácil de prever mas olhando para o mercado como um todo e para as principais moedas pode ter uma ideia de o que está a acontecer, e pode olhar para o que aconteceu no passado pra prever os seus próximos passos.  

Para isso há dois recursos que são praticamente obrigatórios se quer estar a par do mercado, nos quais pode consultar não só a capitalização total do mercado de qualquer criptomoeda como a tendência do mercado nos últimos dias, semanas, meses ou anos.

Narrativa do Mercado

Alinhado no ponto acima, deve se ter sempre em conta a narrativa do mercado. As perguntas que deve fazer é. O que é que está na moda? O que é que o mercado e as pessoas que o compõem procuram? Quais são os grandes problemas que existem no mercado e quais os candidatos que prometem as melhores soluções? Se olharmos a estas necessidades, e souber responder a estas perguntas a nossa probabilidade de fazer a decisão acertada será muito maior.

Por exemplo no Mercado de 2017, a grande narrativa foram os ICOs (Initial Coin Offerings) , quase todas as criptomoedas que tivessem um lançamento através deste sistema de ICO valorizavam instantaneamente.

Mais recentemente no verão de 2020, a narrativa do mercado era DeFi, todos os projetos nesta área tiveram um crescimento exponential como pode ver abaixo.

Crescimento de TVL de DeFi em 2020

Se quiser saber mais sobre DeFi, e o que significa este conceito de Finança Descentralizada, leia o nosso artigo onde explicamos tudo.

Saiba tudo sobre Defi
Saiba tudo sobre “DeFi”, a área com mais crescimento dentro do mundo das criptomoedas no último ano!

Mais recentemente no inicio de 2021, a narrativa do mercado mudou para NFTs (Non Fungible Tokens), esta fatia do mercado aumentou consideravelmente neste período como também pode confirmar abaixo.

Crescimento do numero de vendas de Crypto Art (NFTs) no inicio de 2021

Pode ver o nosso artigo sobre o Sorare, um jogo de Fantasy Football na blockchain, onde falamos um pouco sobre este conceito de NFTs.

Utilidade

Para o que é que o Token ou Criptomoeda que está a analisar serve? Tem alguma utilidade concreta e/ou inovadora? Consegue fazer alguma coisa especifica com ela ou dá-lhe alguma vantagem em alguma plataforma ou serviço ter a moeda?  Esta utilidade confere-lhe uma procura a longo prazo sustentável?

Poucos projetos oferecem realmente algo útil e usam o seu token de forma revolucionária. É importante perceber qual é a utilidade de usar o token na rede em que ele opera, se serve apenas para pagamento de taxas da rede, se lhe dá vantagens ter na sua carteira (Como para fazer Staking por exemplo).

Também deve saber se lhe dá acesso privilegiado a algum serviço, um exemplo disto é a criptomoeda BNB da Binance, que oferece taxas reduzidas em trocas neste exchange se tiver o token na sua posse, ou da criptomoeda CRO da plataforma Crypto.com, que lhe oferece vantagens no cartão VISA da plataforma que lhe permite fazer compras com criptomoedas diretamente.

Também tem o exemplo dos Governance Tokens (ou tokens de DAOs) em que a sua utilidade é dar poder de voto e decisão no rumo e na direção do projeto a quem for o detentor desses tokens.

A utilidade da criptomoeda poderá um dos, se não o factor que mais impacto terá no preço final da moeda.

Tokenomics

Tokenomics é um termo usado para identificar a economia de uma Criptomoeda/Token e a distribuição da mesma.

A economia de uma moeda diz muito sobre a mesma, mas algumas questões que podemos perguntar são:  Qual é o valor inicial da moeda? Qual a alocação da moeda à equipa/marketing/comunidade/investidores privados? Quantas moedas estarão em circulação inicialmente? Qual é o numero máximo de moedas em circulação?

Qual será o tipo de lançamento que uma moeda teve? Um fair launch (lançamento justo), significando que não há moedas atribuídas a ninguém e todas são colocadas no mercado a preço igual para todos?

Será que teve uma ronda de presale para investidores privados? Normalmente nestas rondas de presale os investidores privados conseguem uma moeda ainda antes desta ser lançada ao público, com um preço muito inferior ao da listagem oficial.

Terá algum mecanismo deflacionário? Ou seja, vão sendo removidas moedas de circulação ("queimadas") gradualmente, o que significa que com o tempo o numero de moedas em circulação irá diminuir, o que poderá causar um aumento no preço em resposta a isto.

Se não, qual a % de novas moedas criadas por bloco ou por dia? Uma moeda que por exemplo comece apenas com apenas 10% da Circulação máxima mas que ao fim de um ano já tenha 100% em circulação, significando isto que foram "imprimidas"  as restantes 90% das moedas num ano, será altamente inflacionária, e poderá perder valor rapidamente.

Haverá algum mecanismo de distribuição de taxas (revenue sharing) ? Ou algum mecanismo que estimule as pessoas a guardar a moeda em vez de a vender? (por exemplo Staking)

A distribuição da moeda também deve ser analisada, será que a equipa tem por exemplo alocado mais de 30% da moeda inicialmente? (O que é muito alto) Nesse caso incorre o risco da Equipa vender as suas moedas no mercado, e suprimir o preço.

Tokenomics da Criptomoeda Solana (SOL), pela Binance Research

Também devemos ter em atenção ao calendário de distribuição (release schedule) e vesting period, de uma moeda.

Isto significa, por exemplo, numa moeda que tem 20% de alocação à sua equipa, e vesting period de 2 anos, que só após 2 anos é que as criptomoedas alocadas à equipa são desbloqueadas e permite que estas sejam transferidas. Isto impede que a equipa venda todas as suas moedas assim que o projeto valorize.

Este vesting period também "obriga" a equipa a fazer o melhor trabalho possível durante este período para que quando tiverem acesso às moedas estas tenham um valor favorável para que possam lucrar com isso. O normal neste caso são 12-36 meses, por vezes com uma libertação gradual (por exemplo 10% por mês).

O calendário de distribuição (release schedule) indica-nos quando estas alocações da criptomoeda são distribuídos aos respetivos donos. Por exemplo quando é que os investidores privados recebem as suas criptomoedas? Se receberem todas as suas criptomoedas logo de início, pode levar a que estes, por terem comprado a preço abaixo da venda ao publico, vendam imediatamente as suas criptomoedas na altura do lançamento, fazendo o preço cair a pique. Normalmente esta distribuição deve ser gradual.

Abaixo pode ver como exemplo um gráfico com a análise completa e tokenomics da Criptomoeda Orion (ORN)

Tokenomics da Criptomoeda Orion (ORN), pelo DAO Maker

Geralmente pode encontrar tudo o que necessita saber sobre as tokenomics de uma criptomoeda no seu Whitepaper ( "livro branco" ou "relatório branco", o documento inicial que detalha os fundamentos de uma criptomoeda).

Competição

Qual é a secção do mercado que a criptomoeda está a operar e qual é a maior moeda nesse mercado? Ou seja, qual é o seu principal competidor? Será que o mercado em que quer competir já está saturado com muitos outros projetos?

Isto pode ser utilizado não só para estimar o potencial de lucro mas também para referência e confirmação que este é um mercado que já existe e tem procura, e possivelmente margem de crescimento.

Competição entre várias Criptomoedas Oracles, comparando o numero de parceiros destas

Podemos olhar para o caso do Ethereum por exemplo, quais as plataformas que suportam Smart Contracts como o Ethereum? Quais estão em melhor posição para ganhar uma parte do mercado ao Ethereum?

A maior competição neste momento será da Polkadot, Binance Smart Chain e Cardano, daí estas terem valorizado imenso nestes últimos meses. No entanto 90% das aplicações descentralizadas ainda são construídas em Ethereum, e com a competição ainda numa fase de desenvolvimento muito inicial, não permite que estas ganhem muito terreno.

Equipa

Quem está por detrás da moeda? Têm uma equipa anónima ou pública? Quais são as credenciais dos membros da equipa? Com que projetos estes têm ligações?

Muitas vezes as Criptomoedas têm uma equipa totalmente anónima (não fossem estas descendentes da criptografia e de amantes da privacidade) e isto não é necessariamente mau, já houve e há muitas moedas que tiveram sucesso com equipas totalmente anónimas.

No entanto ter uma equipa pública significa que as suas credenciais podem ser consultadas por qualquer um, e que a reputação destas pessoas está em jogo.

Têm parceiros ou investidores de qualidade? Muitas vezes o sucesso destas criptomoedas, pelo menos inicialmente, depende  dos seus parceiros e investidores, será que lhes dão o apoio e recursos necessários? Será que têm bom aconselhamento por parte destes? Será que a equipa tem boas ligações com parceiros no mercado que está a competir?

Pode também associar projetos e ligações passadas para auferir o potencial de sucesso de uma criptomoeda. É comum a mesma pessoa ou o mesmo desenvolvedor desempenhar cargos em vários projectos ao mesmo tempo,  tanto no desenvolvimento como aconselhamento.

Vamos aqui dar o exemplo mais óbvio de todos, Vitalik Buterin era um dos contribuidores do Bitcoin (BTC), após um desentendimento sobre o rumo do projeto, criou o Ethereum (ETH), com 7 co-fundadores, entre eles Gavin Wood e Charles Hoskinson.  

Mais tarde, Gavin Woods criou a Polkadot (DOT) , e Charles Hoskinson a Cardano (ADA) , ou seja, a história de 4 das 5 moedas mais valiosas da atualidade está toda interligada. E a partir da equipa original do Ethereum, surgiram os projetos com maior crescimento atualmente.

Equipa da criptomoeda Polkadot

Se souber identificar membros da comunidade que têm este tipo de credenciais ou de historial de sucesso, a chances são de que qualquer projeto que estas pessoas integrem, atingirá algum nível de sucesso.

Estado de desenvolvimento e Roadmap

Qual é o estado actual do projeto? Está em desenvolvimento ativo? Está abandonado? Que updates ou funcionalidades  estão planeadas e quando serão lançadas? Quais os eventos importantes desta criptomoeda no futuro? Há algum roadmap público da criptomoeda em questão? Já há alguma auditoria feita ao código do projeto por uma entidade independente?

Geralmente a maior valorização e Hype gerado numa criptomoeda é devido à antecipação de um grande update, uma nova funcionalidade ou até mesmo listagem num dos maiores exchanges como a Binance. Nas semanas e dias que antecedem estes grandes eventos é normal que o valor do Token ou Criptomoeda suba bastante.

Exemplo de um Roadmap do token Seascape

A verdade é que existem milhares de criptomoedas e não há maneira de estarmos sempre a par de tudo, para isso existem sites que compilam todos os principais eventos e atualizações do mundo das criptomoedas, recomendamos a consulta dos sites abaixo para se manter a par dos eventos mais importantes:


Notas finais

Aconselhamos também a consulta do Whitepaper da criptomoeda que pesquisar, nesse documento geralmente é detalhado todo o funcionamento do projeto, o problema que este pretende resolver, assim como tokenomics e outros dados importantes.

Não é certamente tudo, haverá mais coisas para analisar numa criptomoeda, mas o objectivo é que saia daqui mais equipado para fazer a sua própria análise e decisão e temos quase a certeza que se fizer todo este estudo, já estará à frente de 99% das pessoas que participam no mercado.

Criámos também uma checklist que toca em todos os pontos acima, para poder usar de uma forma mais prática quando quiser.

Pode também fazer o download desta checklist em formato .PDF aqui!


Recursos Adicionais

Os sites abaixo servem de complemento à sua pesquisa e também lhe podem ser úteis.

  • LunarCrush - Sentiment Analysis, análise de sentimento e posts das redes sociais sobre criptomoedas
  • Binance Research - Análise a alguns tokens/criptomoedas pela Binance
  • Messari  - Todo o tipo de analytics de criptomoedas

Se achar que está preparado para começar a comprar ou investir em criptomoedas veja o nosso Guia de Como Comprar Criptomoedas na Binance

Guia - Como comprar criptomoedas na Binance
Quer saber como pode comprar Bitcoin ou Ethereum na Binance, o maior exchange de criptomoedas do mundo? Veja mais!