Jogos na Blockchain?

A tecnologia blockchain é muito mais que aplicações e mercados financeiros, e simples criptomoedas, hoje iremos falar sobre o jogo Sorare.

Há actualmente um mercado de jogos e colecionáveis na blockchain em grande crescimento, a maior parte na rede da criptomoeda Ethereum. A razão disto está na própria tecnologia blockchain, que pelas suas caraterísticas, sendo imutável, transparente e fiável, permite a criação de colecionáveis digitais chamados NFTs.

O que são NFTs?

NFTs (Non-fungible tokens) ou "Tokens não fungíveis", são colecionáveis digitais, criados e guardados na blockchain, que desta forma constrói um registo de propriedade digital verificável e escassez digital.  

De certa forma é a tecnologia perfeita para colecionáveis em formato digital, porque estes são sempre confirmados autênticos pela blockchain, e não podem ser falsificados.  Haveremos de fazer um artigo mais em detalhe sobre NFTs, mas hoje, vamos falar de um dos jogos da blockchain que mais tem dado que falar.


O que é o Sorare?

O Sorare é um jogo na blockchain, construído na rede Ethereum, que utiliza estes colecionáveis digitais na forma de cartas para criar uma mistura de um jogo de fantasy football com caderneta de cromos.

É um jogo totalmente gratuito e não precisa de ter criptomoedas para o jogar.

Pode comprar e trocar cartas com outros jogadores através de dinheiro ou da criptomoeda Ethereum, usando por exemplo uma carteira digital como a Metamask, se não sabe o que é a Metamask ou como criar uma carteira de Ethereum pode ver o nosso guia aqui!

As cartas podem ser compradas directamente a outros jogadores através de um leilão ou oferta directa, ou directamente ao mercado da plataforma.

Imagem do Jogo Sorare
Página de compra de uma carta do Pizzi, em leilão.

Como funciona o Sorare?

Ao registar-se no Site Oficial recebe um pack de 10 cartas iniciais da raridade mais baixa (Comum), e depois todas as semanas pode ir participando em vários eventos e escolhendo as suas equipas, e ao final de cada semana, consoante a sua classificação, vai ganhando prémios (que podem ser novas cartas ou dinheiro).

A classificação por pontos é calculada como no Fantasy Football de acordo com a performance dos jogadores na vida real.

O jogo tem várias divisões, algumas divisões tem o requisito de ter um certo numero de cartas raras para participar e inscrever a sua equipa,  conforme vai participando em divisões superiores os prémios vão também aumentando, com cartas mais raras, e prémios em dinheiro maiores para os vencedores da série, como pode ver na imagem abaixo.

Exemplo dos prémios que pode receber numa das ligas do jogo.

O jogo tem já parcerias e licenças oficiais com quase todos os clubes das principais ligas (incluindo a Portuguesa) portanto vai encontrar todos os seus jogadores preferidos.

A grande novidade aqui é que, sendo todas as cartas um NFT (colecionável digital) e havendo já uma grande comunidade por trás do jogo, isto cria um mercado de venda e revenda de cartas, diretamente na plataforma, e único em jogos deste tipo, em que os jogadores podem trocar, vender, comprar as suas cartas favoritas entre si, através de dinheiro ou da Criptomoeda Ethereum.

É neste momento o jogo da blockchain com mais volume de mercado com um volume de $5 Milhões nos últimos 7 dias apenas, e quase $30 Milhões na totalidade. Todos estes valores são provenientes da venda das cartas colecionáveis do jogo entre os utilizadores.

Volume dos mercados NFTs em criptomoedas, Sorare em segundo lugar. Segundo NonFungible.com

Então posso ganhar dinheiro a jogar Fantasy Football?

A verdade é que tem sido um mercado em crescimento astronómico, só nos primeiros 2 meses deste ano já foi ultrapassado o volume de vendas do ano anterior inteiro.

E já foram feitas algumas vendas incríveis. Tendo por exemplo em Novembro de 2020, uma carta do Kylian Mbappé da raridade máxima ter vendido por um valor de $65,000, sim 65 mil dólares! E uma carta do Cristiano Ronaldo bateu recentemente esse recorde em Fevereiro ao vender por €84,409!

Pode verificar as transações por si próprio no site oficial do jogo uma vez que todas estas são publicas na blockchain.

Kylian Mbappé Trading Card Sells for $65,000 on Ethereum - Decrypt
An Ethereum-based token representing Paris Saint-Germain’s forward has been sold in an auction.

Há sem duvida margem para lucro para os que mais tempo e recursos investirem num jogo como este no entanto o mercado tem tido sinais de abrandar, pelo que deve manter-se atento, e não investir dinheiro por pura especulação, entretanto pode ir jogando de forma totalmente gratuita.

O Futuro das "Cadernetas de Cromos"

A plataforma Sorare tem tido investimentos e parcerias a nível internacional, incluindo de Jogadores Profissionais como Antonie Griezman e Piqué, e os colecionáveis digitais, estando a atravessar uma fase de bolha ou não, parecem ter vindo para ficar, pelo que se quer começar já a aprender, sobre jogos em Blockchain e NFTs, este jogo é uma boa oportunidade de o fazer juntando o seu desporto favorito.

Futebol online. Sorare angaria mais 40 milhões e prevê chegar a todos os clubes da liga este ano
“A base de utilizadores tem vindo a crescer 93% mês a mês em Portugal nos últimos três meses, muito acima da média global, que é de 55% mês a mês nos últimos três meses”, diz ao Jornal Económico o CEO da startup francesa.
Barcelona’s Antoine Griezmann Among Investors in Digital Card Company Sorare
Barcelona forward Antoine Griezmann is among the investors in digital football card company Sorare, which announced on Thursday it had secured $50 million in Series A funding...