O que é Staking de Criptomoedas?

Staking é quando um utilizador guarda ou "tranca" os seus fundos numa wallet para participar no Proof-Of-Stake (PoS) de uma blockchain.

Proof-of-Stake (ou Prova de Participação em português) é um dos métodos de consenso usado por algumas blockchains para a validação de blocos e transações. Ao invés de Proof-of-Work (PoW) usado por exemplo no Bitcoin, e que requer poder computacional. Desta forma é semelhante à mineração porque é a maneira de a blockchain obter consenso nas suas validações e ao mesmo tempo recompensar os utilizadores que contribuem para a rede.

No staking, o direito de validar transações está normalmente relacionado com o numero de moedas que estão em staking na sua carteira.

Como funciona o método Proof Of Stake

Este método de consenso surgiu já há alguns anos e está se a tornar cada vez mais popular porque requer menos recursos computacionais (logo é mais sustentável) e permite uma maior escalabilidade da rede.

Na verdade é semelhante a uma conta poupança, em que o utilizador deposita os seus fundos e recebe juros por isso. Algumas plataformas de staking requerem que o utilizador tranque as suas moedas por um certo período de tempo, outras, pode levantar a qualquer altura.

Em que moedas posso fazer stake?

Qualquer moeda que use o método de consenso Proof-Of-Stake (PoS)  permite staking. Um exemplo notório é do Ethereum (ETH) que recentemente começou a transição do modelo PoW para PoS.

Algumas das criptomoedas que utilizam o modelo Proof Of Stake

Alguns dos exemplos acima como a Tezos (XTZ), Tron (TRX), Cosmos (ATOM) e Algorand (ALGO) também permitem fazer staking.

Algumas plataformas ou exchanges também permitem staking de várias outras criptomoedas, individualmente ou através de uma staking pool.

O que é uma staking pool?

Geralmente o modelo PoS recompensa os utilizadores de forma proporcional ao número de moedas que têm em staking. Uma staking pool é um grupo de utilizadores que detêm uma moeda juntando os seus recursos para aumentar as suas chances de validar blocos e receber uma maior recompensa por isso. Ou seja, juntam os fundos de todos os utilizadores numa pool (piscina) e partilham a recompensa recebida por todos proporcionalmente.

Onde posso fazer stake?

Hoje em dia há muitas plataformas que permitem fazer staking:

  • Pode fazer diretamente na sua Carteira (como a Ledger) de moedas que usem o modelo PoS.
  • Também pode fazer staking diretamente em Exchanges (Corretoras) através de uma staking pool. A Binance é um bom exemplo. A Kucoin também.
  • Através de Plataformas próprias Staking-as-a-Service, como a MyContainer, abaixo pode consultar a lista de moedas atuais em que esta plataforma permite fazer stake e os retornos (juros ao ano) do seu investimento.
Criptomoedas disponíveis para Staking na MyContainer

Conclusão

Staking abre oportunidades para quem quiser participar ativamente numa blockchain e contribuir para a mesma. E é também uma maneira acessível de ganhar rendimentos de forma passiva simplesmente por ter criptomoedas.

Todas as plataformas que mencionamos acima são plataformas com boa reputação e com vários anos de operação sem incidentes, no entanto staking não é totalmente livre de riscos, principalmente quando se faz staking através de smart contracts onde são depositados os seus fundos, pois estes podem ter vulnerabilidades e há sempre possibilidade de perder os seus fundos. É importante sempre fazer a sua própria pesquisa e usar plataformas com boa credibilidade.