O que é Mineração?

Mineração ou Mining de uma criptomoeda é o nome comum dado ao método Proof-of-Work (PoW) ou "Prova de Trabalho" em português, para o mecanismo de consenso utilizado em algumas Blockchains. Este mecanismo é o que permite a rede se manter sincronizada e fiável.

Como funciona a mineração?

Todas as moedas que implementam Proof of Work apesar de semelhantes na sua forma de consenso terão atributos ligeiramente diferentes, neste artigo usamos o Bitcoin como base pois é a criptomoeda PoW mais conhecida.

Para adicionar um novo bloco à blockchain, os miners competem entre si para resolver problemas matemáticos que requerem grande poder de computação. O miner vencedor, que chegar primeiro a essa solução, é premiado com um certo numero de bitcoin mais as taxas das transações que se incluem neste bloco (o chamado block reward). A cerca de cada 10 minutos há um novo vencedor, independentemente do numero de miners a competir ou do seu poder de computação.

Processo de Mineração (Proof-of-Work) do Bitcoin

Então podia comprar um supercomputador e ser sempre o vencedor? Não, passamos a explicar...

Dificuldade da mineração

A dificuldade de mineração significa quão difícil é minerar novos blocos. Ou seja quanto poder de computação é necessário para resolver a solução do problema PoW.  No caso do Bitcoin, a dificuldade é ajustada a cada 2016 blocos (cerca de 2 semanas aproximadamente), para permitir que o tempo médio entre cada bloco se mantenha nos 10 minutos.

Isto significa que mais poder de computação efetivamente aumenta as chances de um miner vencer esse bloco, no entanto, se todos os miners fizerem o mesmo, a dificuldade vai aumentar exponencialmente para ajustar o tempo entre cada bloco

Abaixo pode ver um gráfico que detalha a dificuldade de mineração do bitcoin nos últimos 3 anos.

Dificuldade de Mineração do Bitcoin nos últimos 3 anos

Qual é o problema matemático que os Miners têm que resolver?

No caso do bitcoin, o miner cria um novo bloco juntando todas as novas transações da rede e transações não confirmadas, e aplica um Hash, transformando esses dados  através do algoritmo de encriptação SHA-256.

O que é um Hash?

Um miner, junto com estes dados das transações, tenta adivinhar um numero chamado "nonce", no caso do bitcoin o requerimento é que o resultado comece com um certo numero de 0's, que vai aumentando com o tempo. O que torna um processo muito dispendioso. Pois o resultado da função hash com o "nonce" adivinhado pelo miner atualmente deve começar com 19 Zeros.

0000000000000000000ad6039678885088ea997e5474e690b03eb7100ef560c9

Quando resultado da função hash das transações usadas mais o numero adivinhado for suficiente para o protocolo do Bitcoin (começar com esse numero de zeros), o miner envia para o resto da rede o novo bloco criado (que inclui o nonce adivinhado), os restantes miners na rede fazem o hash eles próprios para confirmar que a solução está correta.

Se a maioria dos miners chegar a um consenso na solução, então o miner vencedor tem o direito de adicionar na Blockchain o novo bloco, e receber o prémio de mineração. E depois começa outra vez a ser adivinhado o mesmo para um novo bloco sucessivamente.

Como isto torna a rede segura?

Aqui assenta a segurança e fiabilidade de uma rede blockchain como o Bitcoin, pois com este método de encriptação utilizado, basta que qualquer dado numa transação seja alterado por mais pequeno que seja que o resultado da função hash vai ser completamente diferente. E por consequência os restantes miners não vão concordar com uma solução "falsificada" ao problema. Isto previne que os miners façam batota a adicionar transações falsas ou modificadas, mas sim que utilizem o seu poder todo de computação disponível.

Todas as Criptomoedas podem ser mineradas?

Não, só as criptomoedas que funcionam com o método Proof-of-Work é que têm mineração.

Apesar do método PoW ter sido o primeiro mecanismo de consenso usado em criptomoedas e ser o mais falado, existem alguns outros métodos de consenso, entre eles um dos mais conhecidos Proof-of-Stake (PoS), nesse caso o consenso funciona através de staking em vez de mineração. Pode ler mais informação sobre o método Proof-of-Stake no nosso Guia de Staking.

Mineração de Criptomoedas hoje em dia envolve um grande poder de computação

Qual o propósito final da mineração e as suas implicações?

O método Proof of Work permite não só que novas transações sejam adicionadas (e verificadas) na blockchain, mas também que sejam "imprimidos" novos bitcoins, pois é a única maneira que novos bitcoins são criados, através da mineração.

Isto também implica que a mineração tem custos associados, porque com o aumento exponencial da sua dificuldade, cada vez é preciso mais poder de computação e melhores computadores que o tornem possível. Isto significa também que há um custo real para criar novos bitcoins, o que lhes confere valor.

Fruto disto, o Bitcoin também causa alguma polémica entre os céticos pois é considerada uma das tecnologias que mais energia consome a nível mundial como pode verificar pelo artigo abaixo.

Why Bitcoin Mining Consumes More Electricity Than Entire Countries
Critics say Tesla’s recent $1.5 billion Bitcoin investment contradicts its environmental image. Read more about it here.
Bitcoin Consumo de Energia

Como fazer dinheiro com  a mineração?

Nem todas as criptomoedas são rentáveis, algumas dependem do preço que paga de energia e do valor da moeda. Pode calcular a rentabilidade da mineração das várias moedas neste site.

Se estiver interessado em comprar material dedicado para mineração, aconselhamos a loja Miners.eu