Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda criada em 2009  por um autor anónimo, com o pseudónimo de Satoshi Nakamoto. Apesar de haver propostas de moedas digitais anteriores, esta é considerada a primeira criptomoeda pois foi a primeira a ser utilizada em larga escala.

A Bitcoin é a maior criptomoeda actualmente com um valor acima dos $50,000 e uma capitalização total de mercado superior a $ 950,000,000,000 (950 Biliões de dólares)

História

O seu contexto histórico é importante pois foi criado no pico da crise financeira de 2008, causada devido a uma má gestão de alguns grandes bancos, pensa-se que tenha sido como resposta a isso que o cientista anónimo terá lançado a proposta da moeda.

O Genesis Block do Bitcoin (o primeiro Bloco da cadeia do Bitcoin) data de 3 de Janeiro de 2019 e, confirma isto com a seguinte mensagem:

The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks
Mensagem no Primeiro Bloco do Bitcoin

Como Funciona?

Não existem bitcoin físicos, apenas números computados num livro de registos "ledger" que é publico, transparente e pode ser consultado por qualquer pessoa.

Todas as transações da rede bitcoin e o seu histórico são verificadas e asseguradas por uma rede global de computadores "nodes" que utilizam a sua capacidade de processamento para o tornar possível. Esta verificação das transações é tambem conhecido por mineração (ou mining).

Esta rede assenta na tecnologia blockchain também conhecida como o Protocolo da Confiança, e é uma rede distribuída que aposta na descentralização como base da sua segurança, o Bitcoin utiliza um método de consenso PoW - Proof of Work (ou "Prova de Trabalho" em Português), em que através do poder de processamento dos computadores da rede, são verificadas as transações e "minerados" os novos blocos da rede.

Funcionamento de uma Blockchain

Se quiser saber mais sobre a tecnologia Blockchain, consulte o nosso artigo aqui!

Porque é Valioso?

Há um limite de quantos Bitcoins podem existir no mundo. 21 Milhões

Assim que esse numero de bitcoins for criado, deixam de ser possíveis novos bitcoins, isso torna-o num ativo deflacionário e limitado. Além disso estimasse que do numero de Bitcoins já existentes, cerca de 4 Milhões estejam perdidos para sempre, porque os seus donos perderam as chaves privadas das suas carteiras que são a única forma de recuperar acesso aos bitcoins. Veja como guardar as suas criptomoedas em segurança aqui!

Como posso guardar as minhas criptomoedas em segurança?
Saiba como guardar criptomoedas em segurança e sem riscos. Usando as carteiras mais recomendadas.

Ou seja, teoricamente só haverão 16-17 Milhões de bitcoins em circulação o que o torna num ativo escasso e atrativo para muitos investidores que procuram salvaguardar os seus investimentos da inflação ou da sua perda do poder de compra.

Mineração

Além de os Bitcoins terem um limite fixo, novos Bitcoins só podem ser criados pelo processo de Proof-of-Work, também conhecido por Mineração, este é um processo que envolve grandes custos energéticos e grande poder de computação, portanto, torna um processo dispendioso a criação de novos Bitcoins o que consequentemente também dá um valor inerente à moeda em si.

Se quiser saber melhor como funciona o processo de mineração em detalhe, nós escrevemos um artigo que explica todo o processo de mineração!

O que é Mineração de Criptomoedas e como funciona?
Descubra como funciona a mineração de criptomoedas e porque é tao importante para o funcionamento de redes como o Bitcoin.

Que uso tem?

Bitcoin hoje em dia pode ser usado para quase tudo, como moeda para efectuar transações (embora a sua volatilidade não o torne ideal para isto), até ao pagamento de salários, etc... Mas hoje em dia, muitas pessoas consideram que o bitcoin já deixou de ser usado como moeda mas sim como um ativo financeiro (como o Ouro ou ações da bolsa de valores), onde os investidores podem parquear o seu dinheiro com segurança e até lucro atrativos.

E a verdade é que nos últimos 10 anos a performance do bitcoin bateu qualquer outro investimento no mundo. Como pode ser consultado  nos gráficos abaixo.

Valorização do Bitcoin vs Ações nas empressas mais lucrativas do mercado nos ultimos 10 anos

Valorização do Bitcoin (BTC) ao longo dos ultimos 10 anos em comparação com o Outro e Indice da Bolsa Americana

Como comprar Bitcoins?

Bitcoins podem ser comprados directamente através de várias aplicações ou directamente em exchanges (intermediários financeiros semelhantes a uma corretora).

Nós recomendamos a Binance por várias razões,  é o maior exchange do mundo de criptomoedas, é o que tem as taxas de transação mais baixas, o que tem maior volume de mercado e também dos que tem mais moedas diferentes listadas. Se não souber como criar conta na Binance leia o nosso tutorial aqui!

Como registar conta na Binance?
Saiba como registar conta na binance, o maior exchange do mundo de criptomoedas!

A publicação original da Bitcoin (vulgo "Whitepaper") que detalha esta invenção é publica e pode ser consultada por qualquer pessoa aqui!