Uma blockchain é uma estructura de dados que assenta na descentralização e criptografia como segurança.
No gráfico acima explicamos o funcionamento base de uma blockchain, este é muito semelhante para a maioria das criptomoedas, seja Bitcoin, Ripple, Ethereum, Cardano, etc...
Mas basicamente o processo é simples
- Uma transação é efectuada
- Essa transação é comunicada à rede (todos os computadores ou nodes) participantes na blockchain
- A transação é verificada usando registos criptográficos, as chaves de segurança (private keys) da transação têm de corresponder aos donos das wallets que estão a efectuar essa transação. Os vários participantes da rede fazem essa validação.
- Quando se chega a um consenso, a transação é validada e adicionada a um bloco que já contem um conjunto de transações confirmadas, cada bloco poderá ter várias transações.
- Todos os nós da rede competem através do seu poder de computação para resolver um problema matemático e criptográfico, quando esse problema é resolvido, esse novo bloco é adicionado ao fim da cadeia (Blockchain). E quem descobriu a solução é recompensado com todas as taxas das transações dentro desse bloco. Este é também denominado o processo de mineração.
- Os restantes nós confirmam através da assinatura criptográfica dos blocos se esse novo bloco é válido. Geralmente ao fim de um certo numero de confirmações o bloco é "aprovado".
- A transação é confirmada.
Este é um mecanismo trustless ou seja não precisa de se basear na confiança que uma parte irá cumprir o seu lado do acordo/transação, pois a própria rede garante que isto é cumprido pois tem de haver sempre consenso.
Como é que os blocos são confirmados / verificados?
Cada bloco geralmente tem uma frase ou senha criptográfica (chamado Hash) unica ao próprio bloco e contem também o Hash do bloco anterior, sendo assim, um novo bloco só é aceite na Blockchain se este "encaixar" na cadeia, ou seja, se a chave do bloco anterior corresponder ao ultimo bloco introduzido na Blockchain. Isto torna a rede altamente segura, uma vez que todas as alterações na rede são distribuídas por milhares de nós (computadores), e para verificar uma transação/bloco, esta tem de ser aceite pela maioria da rede.

Uma blockchain é sempre 100% segura?
O poder de uma blockchain está nos seus números, ou seja, quanto mais computadores fizerem parte da sua rede, mais difícil é manipular ou falsear a rede. No entanto, em Criptomoedas que usam o modelo Proof Of Work tradicional, é possível sofrerem 51% Attacks, isto é, se uma pessoa ou organização mal intencionada tiver o controlo de mais de 50% da rede, ou seja, a sua maioria, pode adulterar transações e aceitá-las na blockchain quando na realidade elas não seriam válidas. Estes ataques são raros, e quanto maior é a moeda, são exponencialmente mais dificeis de realizar.